PÓS-GRADUAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA NEUROPEDIÁTRICA

SOBRE O CURSO

A Pós-Graduação em Fisioterapia Neuropediátrica é um programa avançado destinado a capacitar fisioterapeutas com conhecimentos e habilidades especializados no tratamento de crianças com distúrbios neurológicos. Durante o curso, os participantes exploram uma variedade de tópicos essenciais relacionados à avaliação, diagnóstico e intervenção em condições neurológicas que afetam o desenvolvimento motor e funcional das crianças.

Os alunos aprendem técnicas avançadas de avaliação neurológica pediátrica, incluindo testes específicos de função motora, controle postural, equilíbrio, coordenação e desenvolvimento neuropsicomotor. Além disso, são abordadas estratégias de intervenção fisioterapêutica para maximizar o potencial de desenvolvimento, independência funcional e participação social das crianças com distúrbios neurológicos, como paralisia cerebral, lesões cerebrais adquiridas, distúrbios genéticos, entre outros.

OBJETIVOS

Capacitar fisioterapeutas com conhecimentos e habilidades especializadas no diagnóstico, avaliação e intervenção em distúrbios neurológicos pediátricos, visando promover o desenvolvimento motor, funcionalidade e qualidade de vida de crianças com condições neurológicas, como paralisia cerebral, distúrbios genéticos e lesões cerebrais adquiridas.

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CURSOS

PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA NEUROPEDIÁTRICA

PÚBLICO ALVO

O público-alvo para a Pós-Graduação em Fisioterapia Neuropediátrica inclui:

  1. Fisioterapeutas que desejam especializar-se no tratamento de crianças com distúrbios neurológicos, como paralisia cerebral, distúrbios genéticos, lesões cerebrais adquiridas, entre outros.

  2. Profissionais da área da saúde interessados em aprimorar seus conhecimentos e habilidades no atendimento de pacientes pediátricos com condições neurológicas.

  3. Fisioterapeutas que já atuam em ambientes voltados para a reabilitação pediátrica e desejam aprofundar sua expertise nessa área específica.

  4. Terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos e outros profissionais que trabalham com crianças com necessidades especiais e buscam uma compreensão mais ampla das intervenções fisioterapêuticas no contexto neuropediátrico.

  5. Estudantes de fisioterapia interessados em uma especialização que lhes permita concentrar-se no tratamento de crianças com distúrbios neurológicos após a conclusão de sua formação básica.

GRADE CURRICULAR

Conheça as disciplinas do curso, separadas por pilares de conhecimento.

  • Desenvolvimento Neuropsicomotor Infantil: Estudo do desenvolvimento motor, cognitivo e emocional da criança, incluindo marcos do desenvolvimento e avaliação do desenvolvimento típico e atípico.

  • Avaliação Neuropsicomotora Pediátrica: Aprendizado das técnicas e instrumentos de avaliação utilizados na fisioterapia neuropediátrica, incluindo testes de avaliação motora, controle postural, equilíbrio e coordenação.

  • Fisiopatologia de Distúrbios Neurológicos Pediátricos: Exploração das principais condições neurológicas que afetam as crianças, como paralisia cerebral, lesões cerebrais adquiridas, distúrbios genéticos, entre outros, incluindo suas bases fisiopatológicas e manifestações clínicas.

  • Técnicas de Intervenção Fisioterapêutica em Neurologia Pediátrica: Estudo das técnicas de intervenção fisioterapêutica utilizadas no tratamento de crianças com distúrbios neurológicos, incluindo terapias manuais, exercícios terapêuticos, facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP) e outras abordagens.

  • Reabilitação Neuropsicomotora Pediátrica: Abordagem das estratégias de reabilitação utilizadas para maximizar o desenvolvimento motor e funcionalidade da criança com distúrbios neurológicos, incluindo a promoção de atividades funcionais e adaptações ambientais.

  • Fisioterapia Aquática na Infância: Exploração das técnicas e benefícios da fisioterapia aquática no tratamento de crianças com distúrbios neurológicos, incluindo princípios de hidrodinâmica, exercícios aquáticos e adaptações para diferentes necessidades.

  • Ortopedia Pediátrica e Intervenção Fisioterapêutica: Estudo das condições ortopédicas comuns na infância, incluindo deformidades musculoesqueléticas e lesões osteoarticulares, e intervenções fisioterapêuticas específicas para essas condições.

  • Abordagens Sensoriais na Fisioterapia Neuropediátrica: Discussão sobre as abordagens sensoriais utilizadas no tratamento de crianças com distúrbios neurológicos, incluindo integração sensorial, terapia ocupacional e estratégias de modulação sensorial.

  • Assistência Tecnológica e Tecnologias Assistivas: Estudo das tecnologias assistivas disponíveis para crianças com distúrbios neurológicos, incluindo órteses, próteses, dispositivos de auxílio à mobilidade e comunicação, e adaptações de tecnologia assistiva.

  • Atuação Interdisciplinar em Neurologia Pediátrica: Exploração da importância da atuação interdisciplinar no tratamento de crianças com distúrbios neurológicos, incluindo a colaboração com profissionais de outras áreas da saúde, como terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e psicólogos.

  • Aspectos Éticos e Legais em Fisioterapia Neuropediátrica: Discussão sobre os aspectos éticos e legais relacionados à prática da fisioterapia neuropediátrica, incluindo questões de consentimento informado, confidencialidade e responsabilidade profissional.

  • Estágio Supervisionado em Fisioterapia Neuropediátrica: Vivência prática em ambientes clínicos especializados em neuropediatria, permitindo a aplicação dos conhecimentos teóricos em situações reais de atendimento e o desenvolvimento de habilidades clínicas específicas.

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12 Meses.