Fórum Acadêmico de Pedagogia aborda educação ambiental e sustentabilidade
O Fórum Acadêmico de Pedagogia, que ocorreu na última sexta-feira, (07), promoveu uma palestra enriquecedora sobre “Educação Ambiental e Sustentabilidade”, ministrada pela especialista Andreia de Carvalho Silva, pedagoga com vasta experiência na área. O evento destacou a importância da educação ambiental nas escolas públicas do Piauí e discutiu como essa prática pode ser um diferencial significativo na formação dos alunos.
A palestra apresentou um relato inspirador sobre diversos projetos de escolas sustentáveis no Piauí, destacando duas instituições que receberam prêmios por suas iniciativas inovadoras. Um dos destaques foi uma escola que, em parceria com a Universidade Federal do Piauí, recebeu um financiamento de 100 mil reais para desenvolver seus projetos de sustentabilidade. Andreia apresentou vários exemplos de sucesso não só de Teresina, mas também de outros municípios do estado, evidenciando a abrangência e o impacto dessas ações.
Durante sua apresentação, ela explicou os conceitos fundamentais de educação ambiental e sustentabilidade, enfatizando a necessidade de integrar essas práticas ao currículo escolar. “A educação básica tem um papel crucial no desenvolvimento da consciência ambiental. É essencial que projetos e temas voltados ao meio ambiente e à sustentabilidade sejam trabalhados desde cedo, para promover a qualidade de vida e o respeito ao meio ambiente”, afirmou.
A palestra também abordou a relevância de os educadores, tanto na educação infantil quanto na superior, estarem capacitados para implementar práticas sustentáveis em seus ambientes profissionais. É destaque que os pedagogos, como formadores de opinião e educadores, têm uma responsabilidade especial na condução dessas iniciativas. “A educação ambiental deve ser uma prioridade nas políticas educacionais, e os professores têm um papel fundamental em orientar os alunos sobre a importância do respeito ao meio ambiente, evitando desperdícios, queimadas, poluição e promovendo a coleta seletiva de lixo”, ressaltou.
O FAC de Pedagogia destacou ainda o projeto Eco-Magister, desenvolvido pelo grupo magister de ensino da faculdade, que incentiva práticas sustentáveis, como o plantio de árvores. “Somos parte do ambiente e devemos respeitar a vida em todas as suas formas. Iniciativas como o Eco-Magister são fundamentais para cultivar esse respeito e promover a sustentabilidade desde a formação acadêmica dos futuros educadores”, concluiu Andreia.
O evento reforçou a necessidade de uma educação ambiental integrada e contínua, que prepare os alunos para serem cidadãos conscientes e responsáveis. O Fórum Acadêmico de Pedagogia demonstrou, mais uma vez, seu compromisso com a formação de educadores preparados para enfrentar os desafios ambientais do século XXI.
Confira mais fotos: