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Direito mais sistêmico e humanizado com Práticas Integrativas

Construindo novos modelos de aprendizagem e além disso, novos profissionais mais humanos. O 1º bloco do curso de Direito, na última sexta, 3, os alunos tiveram uma experiência única e enriquecedora na disciplina de Práticas Integrativas. Sob a orientação da professora e coordenadora do curso, Justina Soares, os estudantes mergulharam em uma jornada de reflexão sobre a abordagem sistêmica no Direito, explorando conceitos como a lei do pertencimento e a lei da ordem.

Perpassou pelos limites tradicionais da sala de aula ao introduzir aos alunos a importância de considerar não apenas os aspectos puramente legais, mas também as complexas relações interpessoais e emocionais envolvidas em cada caso jurídico. Após os mesmos terem a aula introdutória sobre o conceito de Direito Restaurativo, eles foram imersos uma outra abordagem ampla e humanizada que busca não apenas aplicar a lei, mas também promover a restauração das relações e a resolução de conflitos de maneira mais compassiva e inclusiva.

“Nosso objetivo não é apenas formar profissionais competentes em questões legais, mas também indivíduos capazes de compreender e lidar com as emoções e relações humanas presentes em cada situação jurídica”, destaca Justina Soares.

Professora Justina Soares, em exercício com os alunos

Durante a aula, os alunos tiveram a oportunidade de participar de uma dinâmica de relaxamento e escuta ativa, visando praticar a habilidade de serem ouvintes empáticos em suas futuras interações profissionais. Compreender a importância das pausas e do foco na comunicação foi um dos pontos ressaltados durante a atividade. “É fundamental que os futuros advogados e juristas compreendam a relevância de uma abordagem mais individualizada e empática em suas práticas profissionais. Isso não apenas contribui para uma resolução mais eficaz dos conflitos, mas também promove uma sociedade mais justa e harmoniosa”, explica Justina.

Além disso, a aula também abordou estratégias do direito consensual, incentivando os alunos a considerarem até que ponto suas ações podem contribuir para a resolução dos problemas de forma colaborativa e construtiva, garantindo que as soluções jurídicas atendam não apenas às demandas legais, mas também às necessidades e interesses das partes envolvidas.

Alunos em momento de relaxamento

Ao final da aula, os alunos saíram com uma nova perspectiva sobre o papel do Direito na sociedade e com uma bagagem de conhecimentos e habilidades que certamente os auxiliarão em sua jornada acadêmica e profissional. A experiência proporcionada pela disciplina de Práticas Integrativas promete impactar não apenas suas carreiras, mas também suas vidas pessoais, ao cultivarem uma visão mais ampla e humanizada do mundo jurídico.

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