Dia Mundial da Motricidade Orofacial
No ano de 2011, foi criada a ABRAMO, associação brasileira de motricidade orofacial, com o objetivo de discutir as práticas clínicas e os protocolos existentes para identificar as alterações das funções orofaciais, que são: mastigar, falar, respirar e deglutir. A FATEPI (Faculdade de Tecnologia do Piauí) e a FAESPI (Faculdade de Ensino Superior do Piauí) são instituições que oferecem o curso de Fonoaudiologia, com foco na formação de profissionais especializados em motricidade orofacial.
A ABRAMO destaca a importância dessa especialidade, que tem crescido muito nos últimos anos, impulsionando a criação de diferentes instituições pelo mundo, divulgando e conscientizando a população sobre diversas alterações da motricidade orofacial e sobre a importância de um fonoaudiólogo habilitado e especializado na área.
No dia 17 de fevereiro, comemoramos o Dia Mundial da Motricidade Orofacial. O ano de 2023 chama atenção com o slogan “Falemos da Fala”, com foco na conscientização dos profissionais de fonoaudiologia e demais áreas, assim como o público em geral, sobre como se adquire a fala; quais são as alterações articulatórias que podem estar relacionadas com as alterações morfológicas orofaciais; como detectar as alterações da articulação da fala; evidenciar que a fala é um ato motor e linguístico; lembrar que nenhum exercício orofacial leva à aquisição da fala e nem facilita sua correta produção e, por último, mas não menos importante, lembrar que as funções orofaciais de alimentação têm sua aquisição e desenvolvimento totalmente diverso da aquisição da fala.
Somente unidos pela motricidade orofacial, conseguiremos fazer crescer, divulgar e demonstrar a grande importância dessa especialidade. As faculdades FATEPI e FAESPI, por meio do curso de Fonoaudiologia, têm contribuído para a formação de profissionais altamente capacitados na área de motricidade orofacial, ajudando a disseminar o conhecimento e a conscientização sobre a importância dessa especialidade para a saúde e bem-estar da população.