Curso de Sistemas de Informação brilha na Campus Party Weekend Piauí com iniciativas inovadoras
As Faculdades FATEPI/FAESPI participaram da Campus Party Weekend Piauí, um evento que ocorreu no dias 29 a 31 de Maio, e abordou sobre tecnologia e empreendedorismo e reuniu startups, instituições de ensino, empresas e microempresas no Centro de Convenções de Teresina. A instituição marcou presença em diversos ambientes, promovendo debates e apresentando projetos inovadores desenvolvidos por seus alunos.
Um dos pontos altos foi o Bitcast, um podcast conduzido pelos alunos do curso de Sistemas de Informações em parceria com professores e aluno do curso de Direito. O debate centrou-se no Direito Digital e sua integração com tecnologia, empreendedorismo e as multifunções da Inteligência Artificial. O podcast destacou a importância de desenvolver tecnologias que sejam integrativas, comunitárias e humanizadas.
“Estou muito feliz e realizado em ter participado da Campus Party, o maior evento de tecnologia do Brasil e da América Latina. Foi enriquecedor participar do Bitcast com o curso de Direito, ao lado da professora Justina Soares, Coordenadora do Curso de Direito, da professora Morgana Carvalho e do aluno Kawan Costa. Podendo discutir o impacto da tecnologia na sociedade atual,” comentou o aluno Abel Sérvio, que foi um dos responsáveis por conduzir o momento de conversação no podcast. “Foi uma oportunidade única ver de perto cientistas e programadores que só víamos na internet. A expectativa é que o Piauí cresça cada vez mais com eventos que trazem inovação e tecnologia”, completa.
Outro destaque foi a apresentação de um aplicativo desenvolvido pelos alunos do curso de Sistemas para pessoas com espectro autista nível 3, que necessitam de um acompanhamento mais intenso. O aplicativo facilita a comunicação e o suporte a essas pessoas, oferecendo uma ferramenta prática e acessível para o dia a dia.
“O professor Alan nos apresentou a ideia e abraçamos o projeto. O aplicativo visa principalmente ajudar pessoas com autismo do espectro mais alto, desenvolvendo comunicação e leitura,” explicou Gabriel Vasconcelos, um dos desenvolvedores do projeto exposto.
A participação na Campus Party não apenas proporcionou experiências enriquecedoras para os alunos, mas também reforçou o papel da FATEPI/ FAESPI como uma instituição inovadora e comprometida com a formação de seus estudantes. “A experiência do Bitcast foi ímpar, firmamos parcerias para continuar discutindo direito e tecnologia, mostrando que inovação só existe com ética e humanização,” destacou a professora e coordenadora, Justina Soares.
A coordenadora do curso de Direito, professora Justina, ressaltou a importância do evento: “A FATEPI mostrou que avança unida, valorizando a missão de integrar ética, tecnologia e direito para o progresso da sociedade.”
Os alunos também compartilharam suas experiências positivas. “Participar do evento foi muito informativo e interativo. Acredito que vai beneficiar minha vida acadêmica e profissional, especialmente na área de robótica,” afirmou a aluna Maria Clara, estudante do curso de Sistemas e uma das desenvolvedoras do aplicativo. “As vezes eu paro e penso, informática é minha área ou a tecnologia é minha área? Aí na hora que eu vejo aquele monte de coisa tudo bem feito e organizado, vendo os meninos vibrando com o campeonato, meus olhos brilham”, expõe Richard Alves, estudante de Sistemas e componente do projeto.
A Campus Party Weekend Piauí foi um marco para a faculdade, reafirmando seu compromisso com a educação de qualidade e a inovação tecnológica. “A participação da FATEPI como uma comunidade na Campus Party, podendo mostrar os seus alunos e serviços, é mais uma vez reconhecer que a educação é para preencher todos os espaços. Aliando outros segmentos e cursos”, completa o Coordenador do Curso de Sistemas de Informação, Alan Costa.
A participação ativa dos alunos e professores no evento reforçou a missão da instituição de preparar profissionais competentes e comprometidos com o desenvolvimento social.