Atividade interdisciplinar sobre Cultura e Linguagem na Enfermagem
Nesta semana, os alunos do 1º bloco do curso de Enfermagem tiveram a oportunidade de participar de uma atividade interdisciplinar única, ministrada pela professora doutora, Oneide Lino, dentro da disciplina de Linguagem e Cultura. A atividade, que se destacou pela sua abordagem abrangente e integradora, explorou diversas temáticas cruciais para a formação dos futuros enfermeiros.
A primeira temática abordada foi a relação entre cultura e linguagem na enfermagem. Os alunos foram instigados a refletir sobre como a compreensão cultural e a habilidade de comunicação são essenciais no cuidado ao paciente. A discussão enfatizou que o enfermeiro deve ser capaz de adaptar sua linguagem e abordagem de acordo com as especificidades culturais dos pacientes, promovendo um cuidado mais humano e eficaz.
Em seguida, a atividade focou na interação entre cultura e os poderes públicos. A professora Oneide Lino destacou a importância de políticas públicas que respeitem e integrem as diversidades culturais presentes na sociedade. Os alunos analisaram como essas políticas podem influenciar diretamente a prática de enfermagem, sobretudo em contextos comunitários e de saúde pública.
Outro ponto alto da atividade foi a análise da linguagem como uma ferramenta essencial no cuidado do enfermeiro em ambientes de alta complexidade, como a cirurgia cardíaca. Os estudantes estudaram casos onde a comunicação clara e eficaz pode fazer a diferença na recuperação e no bem-estar dos pacientes, ressaltando a importância da precisão e da empatia no diálogo entre enfermeiro e paciente.
A quarta temática abordada tratou da linguagem como uma prática social crucial na formação docente. Os alunos discutiram como a linguagem não é apenas um meio de comunicação, mas também uma forma de construir e transmitir conhecimento. A atividade incentivou os futuros enfermeiros a reconhecerem o papel da linguagem na educação contínua e na formação de novos profissionais de saúde.
A atividade não apenas enriqueceu o conhecimento teórico dos estudantes, mas também promoveu uma reflexão profunda sobre a prática da enfermagem, enfatizando a importância de uma abordagem culturalmente sensível e comunicativa. A professora Oneide, destacou que o objetivo principal foi alcançado: “Queríamos que os alunos não apenas aprendessem os conceitos, mas que os relacionassem com suas próprias vivências, desenvolvendo uma compreensão crítica e aplicável no contexto real da enfermagem”, completa.