Alunos do 6º bloco de Direito da FATEPI participam de sessão no Tribunal do Júri
Os alunos do 6º bloco do curso de Direito da tiveram a oportunidade de vivenciar na prática o que aprendem em sala de aula, ao acompanharem uma sessão do Tribunal do Júri, na manhã de ontem (03). A atividade, parte da disciplina de Direito Processual Penal II, foi conduzida pelo professor Samuel Carvalho e ocorreu na II Vara do Tribunal Popular do Júri, localizada no 5º andar da sede do Tribunal de Justiça.
“Essa atividade integra a disciplina de Direito Processual Penal II, que eu ministro aos alunos desse determinando bloco, afim de levar essa experiência a mais”, explicou o professor Samuel Carvalho. “Nosso objetivo é unir os elementos teóricos abordados em sala de aula com a prática do tribunal, proporcionando uma experiência enriquecedora para os alunos”, completa.
Durante a visita, os estudantes puderam observar todos os procedimentos de um júri, desde o sorteio dos jurados até a deliberação e a sentença final. A experiência incluiu a compreensão de como ocorre a escolha e a recusa dos jurados, além dos intensos debates entre o Ministério Público, atuando como órgão acusador, e a defesa.
A presença no Tribunal do Júri ofereceu aos alunos uma visão detalhada do funcionamento prático do sistema judicial, complementando os conhecimentos adquiridos na disciplina. “Foi uma atividade de grande valia. Temos realizado essas visitas técnicas há alguns anos na FATEPI/FAESPI, pois elas são essenciais para que os alunos possam observar o andamento de um júri na prática, unindo teoria e prática processual para seu futuro profissional”, destacou o professor
Essa iniciativa reflete o compromisso da FATEPI/FAESPI em proporcionar uma educação de qualidade, preparando seus alunos de Direito para os desafios do mercado de trabalho com uma formação completa, que alia teoria e prática. “Foi maravilhoso participar e assim compreender o que a gente ver em sala de aula”, explica a aluna Leilane Sales, do 6º bloco. A experiência no Tribunal do Júri certamente marcou os estudantes, enriquecendo sua compreensão sobre o sistema judicial e aprimorando suas habilidades para a futura carreira jurídica.