Alunos de Fonoaudiologia fazem palestra na Unidade Escolar Mercedes Costas
Nesta manhã, os alunos do curso de Fonoaudiologia, acompanhados pelo professor André Alelaf, realizaram uma ação educativa na Unidade Escolar Mercedes Costas, localizada no bairro Promorar, Zona Sul de Teresina. A iniciativa teve como objetivo conscientizar os professores da unidade sobre a importância da presença de fonoaudiólogos na rede educacional, explorando as mais de 14 áreas de atuação desses profissionais.
Durante a apresentação, os alunos destacaram a urgência de integrar fonoaudiólogos nas escolas para oferecer acompanhamento tanto na área da voz quanto nos aspectos lógico, cognitivo, auditivo, escrito e muito mais. Eles ressaltaram que a presença desses profissionais pode facilitar diagnósticos precoces, informando tanto os pais quanto a escola sobre medidas necessárias para garantir uma educação de qualidade para as crianças.
Os benefícios de ter um fonoaudiólogo no ambiente escolar foram amplamente discutidos, incluindo o papel desses profissionais no processo de aquisição da linguagem, suas atribuições e os cuidados com a voz dentro da sala de aula. “Se faz necessário essa fala e contribuição de como o fonoaudiólogo educacional poder estar auxiliando os professores no processo ensino-aprendizagem. Ainda mais no atual contexto onde trabalhamos a inclusão e precisamos estar em acordo com o tratamento multi e interdisciplinar. Isso envolve os professores”, afirmou o professor André Alelaf.
Os professores da unidade escolar também participaram ativamente da palestra, aplicando métodos de cuidado com a voz e recebendo dicas e orientações dos alunos. Eles aproveitaram a oportunidade para esclarecer dúvidas sobre a colaboração dos fonoaudiólogos na escola e expressaram a expectativa de contar com esses profissionais para implementar, com qualidade, medidas que assegurem uma educação específica e geral de excelência.
Para os estudantes, a ação representou uma valiosa oportunidade de troca de experiências, ajudando-os a construir um perfil profissional alinhado às principais demandas do mercado. “Os acadêmicos precisam desta visão ainda na graduação pois é através destas vivências que conseguimos espaço e disseminar o conhecimento acerca da área”, explicou o professor André.
Ao final da palestra, os professores da instituição externaram sua gratidão por receberem futuros profissionais que já apresentam alternativas para a melhoria da educação na capital. Essa iniciativa demonstra a importância de integrar o conhecimento teórico com a prática, preparando os alunos para defender e exercer sua futura profissão com segurança e competência.
Confira mais fotos: