Aluna aprovada em monitoria no Curso de Pedagogia com foco na educação inclusiva
No curso de Licenciatura em Pedagogia da FAESPI, a aluna Kássia Diovana foi selecionada como monitora para a disciplina “Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva” no período de 2024.2. A monitoria, orientada pelo professor Dr. Estélio Barbosa, é uma oportunidade de grande valor para a formação inicial dos estudantes, proporcionando uma vivência prática no campo da docência.
Durante o processo, Kássia recebe orientações diretas do professor Dr. Estélio, que a apoia nas atividades a serem desenvolvidas em sala de aula. Ele destaca a importância dessa experiência para o desenvolvimento profissional da aluna. “A monitoria é um momento de iniciação à docência, que permite ao estudante colaborar com as práticas pedagógicas interdisciplinares. Esse é um espaço privilegiado para que o aluno vivencie o ensino, a pesquisa e a extensão”, afirma o professor Dr. Estélio Barbosa.
Além das atividades em sala, a monitoria também promove a participação ativa em projetos que envolvem o ensino inclusivo, estimulando a reflexão sobre as práticas educativas voltadas à diversidade e à inclusão.
Oneide Lino, Coordenadora do Curso de Pedagogia, ressalta o valor dessa oportunidade para a formação dos futuros professores. “A monitoria é um espaço de aprendizado que fortalece a formação dos nossos alunos. Ela permite que eles conheçam de perto o universo pedagógico e, ao mesmo tempo, contribuam para a construção de uma educação inclusiva e de qualidade”, afirma a coordenadora.
A monitoria desempenha um papel fundamental no curso de Pedagogia da FAESPI, ao conectar teoria e prática, preparando os estudantes para os desafios da docência e consolidando os valores de ensino inclusivo desde a formação inicial.