O trabalho desenvolvido pelas instituições de ensino superior caracteriza-se como ação e prática social, não devendo essas simplesmente adequarem-se às oscilações do mercado, mas aprenderem a olhar seu entorno, a compreender e assimilar os fenômenos, a produzir as respostas às mudanças sociais, a preparar globalmente os estudantes para as complexidades que advenham, a situar-se como instituição líder produtora de ideias, culturas, artes e técnicas renovadas que a comprometam com o processo de humanização.
Nessa perspectiva, emerge o programa de responsabilidade social da Faculdade de Tecnologia do Piauí, como uma tentativa de promover o processo de humanização, assim como, desenvolver ações sociais para a superação de problemas da comunidade, buscando atender diretamente áreas da tecnologia e jurídica, agregando voluntários para a construção da cultura de responsabilidade social.
Em conformidade com os fundamentos filosóficos que norteiam os documentos oficiais da IES, esta tem como princípios a valorização e o respeito da qualidade da vida humana, valorização do conhecimento técnico-científico, cultural e patrimonial da humanidade, evidenciados nas políticas de responsabilidade social.
Quando se fala em educação inclusiva fala-se em articular mecanismos de apoio e ações que permitam igualar as oportunidades de aprendizagem e de conhecimento para todos, respeitando e valorizando a diversidade. Significa oferecer condições diferenciadas para estender a todos a oferta de educação, ampliando as possibilidades de compreensão e interação entre os alunos (incluindo os com necessidades educacionais especiais) e os profissionais da educação. Um dos princípios fundamentais de qualquer política de inclusão social será sempre o da valorização da diversidade, baseada na compreensão de que cada ser é uno, cada qual tem características, habilidades e potencialidades próprias, e que todos fazem parte do mesmo contexto. Assim, incluir significa combater a discriminação em todos os aspectos, seja ele de fundo social, econômico, cultural, étnico, religioso, político, físico ou intelectual. E é da convivência entre os diferentes, da valorização de cada parte do todo e suas peculiaridades, que se constrói a beleza da diversidade, própria da vida, da humanidade, do planeta.
Diante desse contexto, a FATEPI e FAESPI em fase de sua política de inclusão implementa as seguintes ações:
Contratar profissionais para os serviços de apoio educacional à pessoas com deficiência visual e auditiva, como um tradutor e interprete de Língua Brasileira SINAIS e Sistema BRAILE;
Oferecer cursos de extensão para subsidiar professores e funcionários e a comunidade, na execução de projetos de inclusão na IES;
Possibilitar o acesso das pessoas com necessidades educativas melhorando a qualidade dos espaços físicos e mobiliários;
Contratar funcionários com necessidades educativas especiais;
Participar de campanhas de natureza inclusiva, apoiando instituições beneficentes que desenvolvem atividades na área desse atendimento.
Incentivar o desenvolvimento de projetos em Iniciação Científica na área de inclusão.
Manter convênios com entidades que atendem pessoas com necessidades educativas especiais.
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