| | | | |

Coletivo Constelação das Divas apresenta palestra sobre vida pós-câncer

Hoje, (25), recebemos o Coletivo Constelação das Divas, que abordou a temática “Dá pra ser feliz após o câncer”. O evento contou com a presença dos alunos dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Fonoaudiologia e Educação Física, todos engajados em compreender melhor o papel dos profissionais da saúde no cuidado com pacientes oncológicos. A palestra teve como objetivo não apenas compartilhar experiências, mas também conscientizar os futuros profissionais sobre as necessidades e desafios enfrentados por pacientes em tratamento e recuperação do câncer.

Coletivo Constelação das Divas falando sobre o tratamento de Câncer de Mama

O Coletivo Constelação das Divas, formado por pacientes oncológicas de Teresina, é um grupo independente que busca vivenciar a vida com alegria e apoio mútuo, promovendo atividades de conscientização, como palestras sobre o câncer de mama, e eventos comunitários. Uma das integrantes do coletivo há mais de oito anos, Albertina Rodrigues, falou sobre o impacto transformador do grupo na vida das participantes: “A gente fala sobre o câncer, não podemos romantizar. Sabemos que é uma doença que temos que lidar com isso, onde fazemos o tratamento e precisamos de toda rede de apoio. E é isso o Grupo Constelação das Divas faz. Nós temos a questão da família, da fé, da positividade, da espiritualidade; é você olhar e ressignificar a sua vida, e é isso que nós pacientes oncológicos fazemos hoje, ressignificamos”, completa Albertina.

Albertina destacou ainda a relevância da participação dos alunos de Fisioterapia, especialmente para entender a importância dos cuidados fisioterapêuticos pós-cirúrgicos e durante o tratamento. Ela acredita que esses futuros profissionais desempenharão um papel crucial na reabilitação de pacientes oncológicos: “É muito bom que os estudantes participaram dessa nossa fala, desse nosso momento, para entender que realmente a fisioterapia é muito importante. Esses profissionais vão ajudar muito futuramente, os pacientes saindo do pós-cirúrgico, do tratamento, de saber que você tem um profissional que realmente entende sobre a oncologia”, afirma.

Integrante do coletivo, Albertina Rodrigues

A Coordenadora do Curso de Fisioterapia, Vanessa Brito, reforçou a importância de se especializar na área oncológica, ressaltando os benefícios desse conhecimento: “Estudar a área oncológica é um diferencial para nossos alunos, pois temos uma carência muito grande de profissionais preparados para atuar com esses pacientes. Esse tipo de formação não só oferece oportunidades de carreira, mas também faz uma diferença significativa na vida de quem precisa de cuidados especializados, especialmente após o câncer”, completa a coordenadora.

Coordenadora do Curso de Fisioterapia, Vanessa Brito, falando sobre a área Oncológica

Com uma plateia atenta e engajada, a palestra se tornou um momento de reflexão e aprendizado, ampliando a visão dos alunos sobre a importância de uma abordagem multidisciplinar para o tratamento oncológico. Ao final, Albertina compartilhou um dos maiores sonhos do Coletivo Constelação das Divas: “Nosso sonho, esse não é só o meu sonho, é o sonho de toda a Constelação. Que a gente consiga levar informações o máximo possível, para todas as pessoas, que a gente possa dar a mão. Um dia, quem sabe, teremos um grupo com uma sede própria, um lugar onde possamos nos reunir, hoje a gente se reúne na praça, em qualquer lugar”, explana a participante.

Professora Vanessa Brito e o Coletivo Constelação das Divas

As Faculdades FATEPI/FAESPI agradecem imensamente ao Coletivo Constelação das Divas por sua dedicação em compartilhar experiências tão inspiradoras e aos alunos, pela participação ativa e pela empatia demonstrada. Esses momentos de troca enriquecem a formação acadêmica e a consciência profissional de nossos futuros cuidadores, que têm agora uma visão mais ampla sobre a importância da humanização no tratamento oncológico.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *