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Júri Simulado no Curso de Direito encanta e educa com encenação do caso “Exploradores de Caverna”

No dia 18 de junho, foi realizada uma atividade acadêmica inovadora e envolvente: um júri simulado baseado no célebre livro “Os Exploradores de Caverna” de Lon Fuller. O evento reuniu alunos de diversos períodos do curso de Direito, bem como seus professores, para uma experiência única de aprendizado e prática jurídica.

“Os Exploradores de Caverna” é uma obra fictícia que narra o julgamento de um grupo de espeleólogos que, após ficarem presos em uma caverna, tomam a decisão extrema de sacrificar um de seus membros para sobreviver. A história é amplamente utilizada em cursos de Direito para discutir dilemas morais, éticos e legais, explorando diferentes interpretações jurídicas.

Professora Socorro Sales e alguns dos grupos dos alunos

A atividade foi organizada pela professora Socorro Sales, responsável pela disciplina Teoria do Direito. Juntamente com os alunos do 1º bloco do curso, a professora Sales coordenou a montagem de uma peça teatral que recriou fielmente os eventos narrados no livro. Os alunos se dedicaram à construção de uma caverna fictícia e à dramatização da trama, envolvendo todo o público presente.

“Esse é um momento muito rico e de uma experiência única para os alunos do curso,” afirmou a professora Socorro Sales, destacando a importância da atividade para o desenvolvimento acadêmico dos estudantes.

Professora Socorro Sales em momento de discurso

Para tornar a experiência ainda mais imersiva, os estudantes utilizaram sons, luzes e áudios que transportaram os espectadores para o interior da história. Aqueles que estavam conhecendo “Os Exploradores de Caverna” pela primeira vez ficaram maravilhados com a forma criativa e detalhada com que os alunos produziram o cenário e conduziram a apresentação.

A coordenadora do curso de Direito, Justina Soares, também elogiou a iniciativa: “É o momento em que a teoria e a prática se alinham e saem produções incríveis encabeçadas pelos nossos alunos”, destaca. E para os alunos, produzir uma peça onde eles estão se familiarizando pela primeira, foi um verdadeiro desafio que os fez apreciarem mais o amor pelo curso João Pedro, aluno do 1º bloco do curso de Direito, expressou a satisfação dos participantes: “Tenho certeza que não só eu, mas todos os meus colegas de turma acharam incrível essa experiência desafiadora. Iremos levar pelo resto do curso e da vida esse momento”, afirma.

Alunos do Júri e professora Socorro Sales

O júri simulado não apenas proporcionou uma vivência prática dos conceitos teóricos aprendidos em sala de aula, mas também incentivou a criatividade e o trabalho em equipe entre os alunos, consolidando-se como um marco no aprendizado jurídico dos participantes.

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