Encontro interdisciplinar do FAC promove reflexões sobre saúde e sustentabilidade
Na última sexta-feira, (07), o auditório das Faculdades FATEPI FAESPI realizou o Fórum Acadêmico – FAC, integrando os cursos de Educação Física, Fisioterapia e Fonoaudiologia. Por meio do tema gerador do fórum, foi discutindo com todos a temática: “Saúde da Pessoa Idosa” e “Integrando Atividade Física e Sustentabilidade Urbana”, o evento reuniu estudantes e profissionais em busca de conhecimento e troca de experiências.
A primeira palestra, ministrada pelo professor André Alelaf, trouxe à tona importantes reflexões sobre o processo de envelhecimento da população brasileira. Sob o olhar atento dos presentes, Alelaf destacou os aspectos da identidade na velhice, bem como a importância da saúde básica nesse processo. O professor ressaltou que o envelhecimento é um triunfo do desenvolvimento, enfatizando a necessidade de garantir que as pessoas idosas recebam os devidos cuidados para envelhecer com qualidade de vida.
Em um segundo momento, o palestrante Kalil Siqueira da Luz, Analista Ambiental pela SEMAM – Secretaria Municipal de Meio Ambiente, abordou o tema “Integrando Atividade Física e Sustentabilidade Urbana”. Com maestria, ele destacou como o planejamento urbano sustentável pode promover a prática de atividades físicas, evidenciando a importância dos espaços verdes nas cidades, como parques, ciclovias e áreas de lazer, para o bem-estar dos cidadãos.
Durante a palestra, Siqueira da Luz enfatizou a interconexão entre a atividade física e a preservação ambiental, ressaltando que todos têm a responsabilidade de cuidar do meio ambiente. Sua apresentação provocou reflexões sobre o papel de cada indivíduo na construção de cidades mais saudáveis e sustentáveis.
Além das palestras, o Fórum Acadêmico – FAC proporcionou um espaço para a troca de experiências entre os alunos que já trabalham com o público idoso, utilizando práticas saudáveis. Essa interação enriqueceu o evento, permitindo aos participantes compartilhar vivências e estratégias para promover o bem-estar e a qualidade de vida da população idosa.
Confira mais fotos: