Criatividade e inovação nas práticas integrativas no Curso de Educação Física
Hoje na disciplina de Práticas Integrativas do curso de Educação Física, os alunos foram desafiados a criar e executar atividades lúdicas e motoras, destacando a importância do movimento e da criatividade no processo de aprendizagem. Essa abordagem não apenas proporciona uma experiência prática e dinâmica, mas também prepara futuros profissionais para desenvolverem estratégias inovadoras no campo da Educação Física.
Durante a aula, os alunos foram incentivados a explorar diferentes formas de atividades, desde jogos tradicionais até exercícios que estimulam o desenvolvimento motor e cognitivo. Essa abordagem não apenas proporciona diversão e engajamento, mas também promove a criatividade e a inovação.
Para Vívia Maria, aluna do 1° bloco do curso, faz muito bem para a saúde e é algo muito relevante cuidar do corpo e da mente de forma integrada. “É ótimo saber que sinto que essas práticas contribuem para o meu condicionamento físico, motor e até mesmo para melhorar a convivência em grupo. A dimensão coletiva dessas práticas realmente fortalece os laços entre as pessoas, promovendo um ambiente mais saudável e colaborativo”, completa.
Ao apresentarem e executarem suas atividades, os alunos puderam vivenciar na prática os princípios teóricos discutidos em sala de aula. Além disso, foi estimulada uma reflexão crítica sobre os desafios e as possibilidades de aplicação dessas práticas em diferentes contextos, como escolas, comunidades e programas de saúde. Os alunos integram conhecimentos de diversas áreas, como psicologia do esporte, pedagogia, saúde e inclusão. Isso permite uma abordagem mais holística e abrangente no desenvolvimento de atividades físicas, considerando não apenas o aspecto motor, mas também o emocional, social e cognitivo dos participantes.
“As Práticas Integrativas podem ser essenciais para mostrar a diversidade de abordagens e técnicas que os profissionais da área podem utilizar. É interessante ver como os alunos estão participando ativamente na criação de atividades, tornando a aula mais dinâmica e envolvente”, expõe o Coordenador do curso, Jacob Sousa. Além disso, é uma forma mais direta de aproximar o docente a sua turma, possibilitando ao aluno um maior posicionamento profissional ainda na graduação.
E acompanhando as atividades, João Paulo, aluno egresso do curso, explicava e apresentava para os estudantes a importância de uma boa elaboração de algum exercício ou atividade e como o mercado valoriza um profissional diversificado. “Isso ajuda muito a preparar os estudantes para lidar com desafios reais que encontrarão em suas futuras carreiras. Como exemplo desenvolver atividades lúdicas dentro de condomínios, extras, academias, esportes ao ar livre, ambiente escolar, ou seja, em inúmeras formas”, acrescenta João Paulo.
A inclusão de atividades lúdicas e motoras nas aulas de Práticas Integrativas do curso de Educação Física representa uma abordagem inovadora e eficaz para o desenvolvimento profissional dos alunos. Ao promover a criatividade, a experiência prática e a reflexão crítica, essa metodologia prepara futuros profissionais para enfrentarem os desafios e oportunidades do campo da Educação Física de forma mais qualificada e engajada.
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