O curso de Bacharelado em Serviço Social da Faespi habilita o graduando a desenvolver capacidades individuais e coletivas voltadas ao exercício do olhar social com o outro, com o objetivo de diminuir as desigualdades sociais. A formação tem em sua grade curricular os fundamentos de cidadania e os conhecimentos teóricos inerentes à área. O aluno é instruído a identificar situações de vida dos indíviduos e a planejar e coordenar políticas sociais que auxiliem, em especial, a população com vulnerabilidade social. O curso tem duração média de 4 anos.
A atividade de Serviço Social foi regulamentada em 1993, tendo como desafio o papel de assistir pessoas, empresas e organizações sociais na defesa de seus direitos fundamentais, como o acesso à educação, saúde, alimentação, moradia e emprego. O profissional de Serviço Social atua na elaboração de políticas sociais que visem à promoção do exercício de cidadania. Dentre suas funções estão: avaliar as condições sociais da população; realizar atendimentos e fornecer instruções para os indivíduos; gerenciar recursos; promover eventos técnicos e sociais; implementar propostas de intervenção que minimizem as desigualdades sociais e trabalhar na execução de tarefas administrativas.
O campo de atuação do assistente social é bastante amplo e diversificado. Esse profissional pode atuar, além da Assistência Social, na Administração Pública, em empresas privadas, organizações não governamentais e movimentos sociais, bem como, nos eixos de saúde, justiça, educação, habitação e nas demais relações de trabalho relacionadas.